Manual de Processos



CyberGraph garante qualidade se todas as regras aqui descritas forem utilizadas.

1. Pagamentos

    1.1. Depósitos realizados na "Boca do Caixa" podem demorar até 3 horas para serem confirmados, isto ocorre devido ao atraso de alguns bancos. Por isso, não faça depósitos em cima da hora, pois é necessária a confirmação financeira para iniciar o processo de produção, isso é, a confirmação financeira é realizada após compensação na conta para depósitos e financeiro, em formas de pagamento via PagSeguro ou PayPal a liberação é automática, o próprio PagSeguro e PayPal fazem a liberação.

    1.2. Para pagamentos via depósito e transferência, efetue o mesmo no valor exato de acordo com o total do pedido. Isso facilita a identificação do seu pagamento e agiliza a liberação da produção do seu material, pagamentos excedentes por essas modalidades são estornados como credito. Caso o Credito não seja estornado automaticamente, o mesmo deve ser solicitado pelo cliente via atendimento.

    1.3. Não é permitido agrupar pagamento de pedidos em um único depósito, esta prática causa transtorno e atraso na liberação financeira do pedido.

    1.4. Pagamentos realizados com boleto bancário podem demorar até 3 dias úteis para serem confirmados.

    1.5. A aprovação financeira é realizada de acordo com a modalidade de pagamento escolhida pelo cliente, lembrando que a aprovação financeira ocorre após compensação em conta, por esse motivo temos os seguintes prazos para liberação financeira:

Aprovação por PagSeguro ou PayPal: até 48h no cartão de crédito e até 72h via boleto pelo PagSeguro, aprovação automática. (Verificar parcelamento de acordo com a bandeira no ato da compra, o mesmo serve para os juros)
Aprovação por Transferência entre mesmo banco: Até 3h, após a compensação do valor e envio do comprovante.
Aprovação por Transferência entre bancos diferentes (DOC): Até 72h, após a compensação do valor e envio do comprovante.
Aprovação por Depósito na boca do caixa: Até 3h, após a compensação do valor e envio do comprovante.
Aprovação por Depósito no caixa eletrônico: Até 72h, após a compensação do valor e envio do comprovante.
Aprovação manual Pagamento por balcão CyberGraph: Aprovação imediato.
Todos prazos são calculados a partir do horário de funcionamento dos bancos.

    1.6. Estorno, devolução ou liberação de créditos ao cliente, após aprovação da gerência: O prazo para a análise é de 3 a 5 dias úteis.

2. Produção e reprodução de produtos

    2.1. Sobre Produção: Todos os materiais enviados pelo site da CyberGraph em formato PDF/X1-a serão aprovados pela verificação dos arquivos após a aprovação financeira do mesmo. Com a aprovação dos arquivos o pedido é enviado diretamente para a produção, sem qualquer tipo interação manual. Em caso de mais de um item no mesmo pedido a produção iniciará a partir da aprovação de todos os arquivos. Em caso de reprovação por alguma anomalia no arquivo, o mesmo é reprovado é enviado um informativo ao e-mail cadastrado no ato do cadastro notificando o erro do arquivo. Importante lembrar que após reenvio das artes é feita uma nova análise de arquivo, ou seja, o arquivo entre em uma listagem de análise. Para os pedidos com status de produção após as 12h, o prazo de produção começará a ser contado a partir do dia útil seguinte.

    2.2. Não criamos, desenvolvemos ou alteramos arte para o cliente. Por esse motivo, quando encontrado algum erro nos padrões de impressão é aberto o reenvio ao cliente, para o mesmo ajustar a arte de acordo com as informações fornecidas na verificação das artes. Importante lembrar que os únicos erros verificados pela análise das artes são de padrões de impressão, não é verificado os textos dos arquivos.

    2.3. Sobre reprodução: A CyberGraph se reserva o direito de iniciar o processo de reprodução de materiais sempre que for constatado, por nossa equipe de Controle de Qualidade, qualquer erro que comprometa a qualidade dos materiais produzidos em nosso parque gráfico. Divergências constatadas pelo cliente no ato do recebimento do material devem ser tratadas via canais de atendimento e serão analisadas pelo setor responsável no prazo de no máximo 48h. Caso confirmada irregularidade na impressão ou acabamento, a reprodução será realizada. Em caso de erros ocorridos devido o arquivo enviado pelo cliente margeando possíveis erros não é realizada a reprodução do material. Os prazos de produção de materiais onde haja processo de reprodução são reiniciados e passam a contar a partir da data em que o item foi colocado em reprodução, ou seja, é iniciado um novo prazo de produção a partir da data que foi estipulada a reprodução, segue o prazo de produção de cada produto. Contrariando as práticas de mercado, a CyberGraph não se utiliza do processo de reprodução de materiais para mascarar informações ou aumentar prazos de produção. Este é o compromisso CyberGraph com a qualidade dos materiais e com a satisfação dos nossos clientes.

    2.4. Sobre Cancelamento de Itens ou Pedidos: Cancelamentos de pedidos, podem ser realizados pelo cliente através da central de atendimento, desde que o pedido ainda não esteja em produção. Em caso de cancelamento de itens do pedido, o pedido deverá ser cancelado por completo e refeito de forma desejada. Deste modo o valor do pedido é gerado em créditos, para que o cliente possa reutilizar o valor já pago pelo pedido anteriormente cancelado. As chamadas telefônicas não são gravadas e por esse motivo não possuímos número de protocolo, nossos registros de cancelamento de pedido funcionam a partir de nosso sistema interno onde poderá ser acessado através do cadastro do cliente. 

Não é possível efetuar cancelamento de pedidos após início do processo de produção. Pedidos cancelado com solicitação do dinheiro de volta é visto inicialmente a forma de pagamento realizada pelo cliente, caso seja PayPal ou PagSeguro o cliente solicita ao mesmo o ressarcimento do valor através da abertura de "disputa" (termo utilizado para solicitação de dinheiro de volta entre o PagSeguro e o PayPal) quando a forma de pagamento é depósito ou transferência bancária o cliente entra em contato com o setor de atendimento, informa os dados bancários de onde será devolvido o valor e o mesmo é executado. 

Pedidos realizados sem comprovação de pagamento em até 7 dias é cancelado automaticamente pelo sistema. 

Esta política garante o cumprimento de prazos de produção através de processo de produção otimizados, maduros e transparentes.

3. Prazos

    3.1. Pedidos recebidos até às 12h de segunda a sexta-feira, com os arquivos corretos e nenhuma pendência financeira (constando corretamente em nosso extrato bancário) serão produzidos automaticamente. Durante os sábados, domingos e feriados não existe expediente.

    3.2. Os prazos de produção dos produtos se encontram em informações dos produtos, disponível para consulta no ato da compra ou no ato da simulação.

    3.3. O prazo de produção do pedido considera o item de maior tempo de produção. Itens com menor prazo não poderão ser desmembrados do pedido. Se o prazo for limitante faça seus pedidos agrupados por prazo de produção, ou seja, não será liberado um item do pedido por vez somente o pedido completo.

    3.4. No caso de imprevistos com a produção a CyberGraph se reserva ao direito de acrescentar sem prévio aviso o prazo adicional de 48h no prazo final da produção.

    3.5. Produtos com acabamentos opcionais aplicados é acrescentado o prazo adicional de 24h.

    3.6. Os prazos de produção serão recalculados se:
Ocorrer qualquer problema relacionado ao processo de compra;
Forem enviados arquivos com problema;
A impressão apresentar defeitos detectados pelo controle de qualidade.

    3.7. Não nos responsabilizamos por atrasos decorrentes de fatores externos, como acidentes, engarrafamentos, forças da natureza, entre outros. Lembrando sempre que caso ocorra algum fator externo o prazo de 48h é adicionado ao prazo final sem aviso prévio. 

    3.8. Prazos de entrega são diferentes do prazo de produção, o prazo de entrega é disponibilizado no ato da compra dependendo da modalidade de escolha por parte do cliente e localidade do mesmo. 

4. Contestação

    4.1.Caso seja observado que o pedido possui alguma divergência, o cliente tem 30 dias corridos para contestar. A abertura da contestação é feita no Canal de Atendimento e é uma imagem com o erro evidenciado e uma imagem com uma quantidade considerável de matérias evidenciando o erro (aconselhado o posicionamento do material espalhado em cima de alguma superfície ou em formato de leque), para análise. A resposta do Setor de Contestação é em até 2 dias úteis.

    4.2. Os arquivos a nós enviados ficam disponíveis por 30 dias em nossos servidores para downloads e conferências de nossos clientes

    4.3. Realizamos orçamentos apenas de produtos que não vendemos em nosso site, a solicitação de orçamente é somente por e-mail para o endereço atendimento@cybergraph.com

    4.4. Problemas referentes aos arquivos enviados pelo cliente serão informados através de e-mail endereçado ao responsável do cadastro, fica à disposição também no site em "meus pedidos".

    4.5. Não será possível alterar dados do pedido após a finalização da compra. Alterações como: forma de pagamento, endereço de entrega, modalidade de frete, quantidade ou produto adquirido e acabamentos

    4.6. Após a entrega no balcão, o produto estará disponível para retirada em até 30 dias, após este prazo o produto será descartado não havendo reembolso.

    4.7. Os valores do site são alterados sem prévio aviso, tendo garantia de valores apenas compras já finalizadas. Promoções e divulgações de material possuem sempre validade, verificar junto as promoções existente as mesmas. O único meio de venda da CyberGraph é através do site, não possuímos balcões CyberGraph para venda, disponibilizamos balcões de retirada para que o cliente se dirija ao mesmo e retire seu produto. Mídias alternativas como Fanpage são apenas para informações gerais e encaminhamento aos setores responsáveis, não havendo respostas sobre andamento e pedido, ou dúvidas em geral. 

    4.8. É importante saber: Os preços praticados pela CyberGraph encontram-se junto a cada produto e não possuímos tabela de valor para download, devido as alterações de valores sem prévio aviso, ou seja, o valor no ato da compra é o valor que vale. A CyberGraph é uma empresa comprometida com os seus clientes e, devido à alta produção e à necessidade de cumprir prazos cada vez menores, oferecemos uma série de informações importantes quanto ao modo de trabalho, forma de compra, transporte e envio de arquivos para a produção. A Garantia CyberGraph é anulada se o arquivo não atender as nossas normas de fechamento de arquivo para a produção. Em caso de dúvidas, leia nossas instruções ou entre em contato conosco.

5. Informações sobre procedimentos do site
    5.1. Realização de cadastro na CyberGraph, clique no link "Cadastre-se / Faça o Login" no canto superior direito e preencha todos os dados ou clique aqui

A diferença em relação as informações. Para pessoa física, os dados são referentes à pessoa, como nome e CPF, pessoa jurídica é necessário informar CNPJ, inscrição estadual e informações sobre o porte da empresa. Caso necessário alterar seu cadastro é preciso estar "logado" no site.  Acesse o campo "Minha Conta" na barra superior vermelha, pressione o botão "editar informações" e atualize seus dados cadastrais em seguida clique em "Salvar" para que as alterações fiquem salvas.

    5.2. O cliente poderá solicitar a nota fiscal, pela central de atendimento telefônica ou por e-mail no endereço atendimento@cybergraph.com.br após a mercadoria estiver pronta.

    5.3. O site possui status de pedido para que nossos clientes possam acompanhar o passo a passo de seus pedidos o status "AGUARDANDO PAGAMENTO" significa que o comprovante de pagamento ainda não foi anexado no site no campo indicado, (não será aceito comprovante enviados por e-mail, o comprovante deve ser anexado no site para verificação e registro do mesmo) caso a forma de pagamento seja deposito ou transferência bancária. Se a forma de pagamento for PagSeguro ou PayPal, significa que seu pagamento ainda não foi compensado pelo mesmo, essas suas formas de pagamento são automáticas, serão aprovadas pelos próprios PagSeguro e/ou PayPal. 

Após o setor financeiro identificar o pagamento, o status será alterado para "Aprovado" e será liberado para a verificação de arquivo. 

Depois de "Aprovado" o pedido entra em fila para que os arquivos sejam baixados e analisados. Caso o arquivo esteja correto o status do pedido será alterado para "Em produção" para começar a ser impresso, mas caso exista algum erro no arquivo o status poderá ser alterado para "Arquivo com problema" e o cliente receberá uma mensagem informando o motivo da pendência do pedido, e será necessário que o cliente reenvie o arquivo via site. Neste caso o pedido só entra em produção quando o arquivo for reenviado corretamente ou com autorização por e-mail do cliente autorizando o material ser produzido desta forma, neste caso o cliente arca com toda responsabilidade de erros na arte do arquivo.

Pedidos analisados pelo financeiro e aprovados pela verificação da arte após às 12h entre em produção somente no dia seguinte. Para evitar atrasos, aborrecimentos ou qualquer tipo de divergência, leia o Manual de Instruções para tirar todas as dúvidas referente aos seus arquivos. Quando o arquivo é reenviado ele entrará novamente na fila de verificações, ou seja, arquivos reenviados tem o prazo de 24 horas a partir da data de reenvio do cliente.

Vale lembrar que pelo fato de existir instruções e normas de trabalho a empresa não se compromete na correção ou desaprovação de arquivos, caso algum arquivo seja enviado com erros ou fora dos nossos padrões, à responsabilidade é inteiramente do cliente que não será ressarcido em erros causados por ele mesmo ou motivado por ele. Lembrando que itens verificados em nosso setor especializado é referente ao tamanho do arquivo, sangria, efeitos, cor entre outros, é feita a conferencia dos padrões do arquivo e não é verificado nenhum tipo de informação contida na arte (por exemplo, erros de português) e nem em relação à composição de cor dos materiais. Caso o arquivo esta correto será automaticamente posto em produção.

O pedido entra em processo de produção com o prazo descrito em nosso site, o prazo de produção é contado a partir da hora que o mesmo entra em produção, pois é o tempo ativo de fabricação de cada produto. Lembrando que para casos de imprevistos com a produção a CyberGraph se reserva ao direito de acrescentar sem prévio aviso o prazo adicional de 48h no prazo final da produção. Isso significa que o prazo de produção é variável, por esse motivo ressaltamos que nunca se deve contar somente o prazo de produção como prazo de entrega, cada processo possui um tempo para ser concluído respeitando sempre o prazo máximo aqui descrito. Após o prazo de produção o produto entra para concluído, onde o setor de embalagens embala e coloca despacha o pedido para transporte. A forma de transporte varia de acordo com a localidade, assim como os valores e prazo de entrega. O prazo de entrega é informado no ato da compra junto com seu valor, em algumas localidades a única forma de entrega é por correio, sempre verifique a forma de entrega com o CEP de destino do pedido. 

6. Sobre Produtos

    6.1. A quantidade de produto final solicitada pelo cliente no ato da compra tem variação de 5% para mais ou para menos, devida forma de produção em grandes quantidades.  

    6.2. Alguns produtos têm acabamentos adicionais, esses acabamentos adicionais possuem um valor adicional pelo serviço. Os acabamentos adicionais possuem prazos diferenciados que devem ser levados em consideração para contagem do prazo de produção. 

    6.3. Os valores e quantidades disponíveis em nosso site são equivalentes a uma arte. Não podendo adquirir um item e enviar mais de uma arte para o mesmo. O pedido é fechado com somente um arquivo, em casos onde o cliente possui duas artes o mesmo deve ser realizado com o número de itens no carrinho de compras com cada anexo em sua quantidade. 

    6.4. Pedidos com anomalia a partir do pedido são reprovados pela verificação de arte, um exemplo é a compra de folders de colorido frente e verso e o envio da arte é somente frente, nesses casos nossa central de atendimento entra em contato verificando se a arte é somente frente caso seja aprovado pelo cliente o processo é a solicitação dessa autorização por e-mail e em seguida é devolvido o valor diferencial do produto. Após confirmação de autorização o pedido é enviado para produção.

    6.5. Cartões Verniz Localizados tem seu verniz distribuído em 30% frente e verso da arte, verniz excedentes a essa quantidade é cobrado uma taxa adicional de 50% o valor do cartão. Verniz com áreas excedentes a 30% podem ocasionar bolhas. 

7. Normas de trabalho: (explicações de alguns produtos para o envie sua arte)

    7.1.Banner por m²: Resolução dos arquivos devem ser de 120DPIs
Impressão em lona fosca ou brilho contém bastão, corda e 4 ponteiras, com opção de acabamento em verniz (laka) com valor adicional.

    7.2. Lonas por m²  Sem acabamento: somente impressão, com opção de acabamento em verniz (laka) com valor adicional; Resolução dos arquivos devem ser de 120DPIs.
            Lonas por m² Com ilhós: Impressão em lona brilho ou fosca com acabamento em ilhós metálico e corda para sustentação. Com opção de acabamento em verniz (laka) com valor adicional. Resolução dos arquivos devem ser de 120DPIs.

    7.3. Adesivo Perfurado por m²: Impressão em Mimaki. Resolução dos arquivos devem ser de 150DPIs.

    7.4. Adesivo Vinil por m²: Impressão em Mimaki. Resolução dos arquivos devem ser de 150DPIs.

    7.5. Camiseta Polo: Camiseta somente na cor branca. Impressão sublimática, medidas final da estampa 21x29,7cm, não realizamos estampagem nas mangas. Envie a sua arte com o tamanho de 21x29,7cm (largura x altura) localizar dentro do gabarito o posicionamento da estampa no local indicado. A arte na parte no verso da camiseta se localiza a um palmo abaixo da gola, ou seja, mesmo que seja enviada a localização do verso abaixo da gola traseira, quando for impressa será deslocada para a posição descrita no texto.

    7.6. Camiseta Básica - Poliéster: Camiseta na cor branca. Impressão sublimática, medidas final da estampa 21x29,7cm, não realizamos estampagem nas mangas. Envie a sua arte com o tamanho de 21x29,7cm (largura x altura) localizar dentro do gabarito o posicionamento da estampa no local indicado. A arte na parte no verso da camiseta se localiza a um palmo abaixo da gola, ou seja, mesmo que seja enviada a localização do verso abaixo da gola traseira, quando for impressa será deslocada para a posição descrita no texto.

    7.8. Envelopes Fechados: Envelope Fechado Personalizado Sulfite 90g frente colorida e verso branco. Medidas disponíveis em 4 tamanhos: 18,5x24,8cm, 22,9x11,4cm, 24x34cm e 26x36cm em impressão Offset. Envie a sua arte com o tamanho de:
18,5x24,8cm: 16,5x22,8cm;22,9x11,4cm: 20,9x9,4cm;24x34cm: 22x32cm;26x36cm: 24x34cm.

    7.9. Envelope Aberto: Envelope Aberto Personalizado Sulfite 90g frente e verso colorido (parte interna do envelope em branco). Medidas disponíveis em 4 tamanhos: 11,3x23cm, 20 x28cm, 24x34cm e 26x36cm impressão em Offset.
Envie a sua arte de acordo com os devidos gabaritos.

    7.10. Mini cartões: Medidas do produto: 4,4x4,8cm. Impressão em Offset. Envie a sua arte com o tamanho de 9,1x5,12cm, deve ser posto dois cartões um ao lado do outro frente e verso (quando produto for 4x4)

8. Informações sobre a Arte

    8.1. Diferenças entre CMYK x RGB
Cada padrão de cor tem sua aplicação designada por composição e quantidade de cores utilizadas. O monitor de computador transmite cores de padrão RGB, isto significa que o arquivo impresso não pode ser comparado com o arquivo da arte, pois o correto da arte é ter o padrão de impressões CMYK.

RGB:  é a sigla para Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Esse é um padrão de cores aditivas, obtidas pela decomposição natural dos raios solares (ou artificialmente através de determinados focos de luz). As cores RGB são utilizadas em monitores, TVs, câmeras digitais, etc.

CMYK: é a sigla para Cyan (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Black (preto). Ao contrário do padrão RGB, esse sistema é subtrativo, onde parte das cores que vemos vem também da luz que não é refletida. O padrão CMYK é o indicado para mídias impressas.




Agora que você já sabe o que são os padrões de cores RGB e CMYK e para o que eles servem, vai ficar simples entender o porquê existe a diferença entre o monitor e a impressão. O monitor sempre emitirá cores RGB. Portanto, todas as cores vistas serão formadas a partir do vermelho, verde e azul. Para imprimir suas peças, serão utilizadas as cores CMYK, ou seja: a cor que antes era criada a partir do vermelho, verde e azul, será reproduzido a partir do ciano, magenta, amarelo e preto. Por isso é impossível a fidelização de cores. Sempre haverá uma variação de 5% a 10% na tonalidade.

     8.2. Padrão ao criar minha arte
O padrão auxilia para que todas as impressões saiam com a mesma qualidade oferecida pela Super Gráfica, se não houvesse um padrão as impressões teriam descontinuidade de um arquivo para o outro. O padrão auxilia a gráfica quanto o cliente, se o cliente segue nosso manual e tem todos os cuidados devidos com seu arquivo o erro na impressão é quase nulo, e caso o erro for da parte da gráfica o produto será analisado pelo setor de qualidade e reimpresso. O mesmo não acontece se o erro for por parte do cliente, na qual não seguiu os padrões estabelecidos pelo nosso manual.

    8.3.Cuidados com o arquivo
Não use letras muito pequenas, inferior ao corpo 7.
Não garanta a cor idêntica da tela do monitor para o material, pois existe a diferença de calibragem entre os monitores e o produto já impresso.
Respeite a margem de segurança e sangra.
Converta as fontes em curvas.
Não use preto carregado nas artes para evitar o decalque.
Converter em CMYK as imagens e todos os objetos.

    8.4. Arquivos de arte horizontal e vertical

        

    8.5. Envio de artes para impressão
A arte é anexada no ato do pedido. Não são aceitas artes por e-mail ou outras formas de envio a não ser pelo site. A mesma deve ter a confirmação de envio, após o carregamento da arte para que seja enviada com sucesso.

    8.6. Diferença entre cores: 1×0, 4×0, 4x1, 4×4
Os números representam a quantidade de cores que serão impressas em cada um dos lados do papel:
1×0 - Uma cor na frente: Deverá ser utilizado apenas o canal K do CMYK. Escalas de cinza também resultam em uma única cor (Preto).
4×0 - 4 cores na frente e verso sem impressão: Todas as possibilidades de cor CMYK podem ser utilizadas na frente do material. O verso não recebe impressão.
4×1 - 4 cores na frente e uma cor no verso: Todas as possibilidades de cor CMYK podem ser utilizadas na frente do material. Para o verso, apenas o canal de cor K do CMYK deve ser utilizado. (preto e escalas de cinza)
4×4 - 4 cores  na frente e verso: Todas as possibilidades de cor CMYK podem ser utilizadas na frente e no verso do material.
Se a soma das cores ultrapassar 250%, o papel pode não absorver as tintas adequadamente, causando decalque.

    8.7. Sangria e Área de Segurança
A margem de segurança é a área que limita aonde textos e informações importantes devem estar para que não tenham perigo de serem cortadas. No padrão de cada produto está a margem específica para ser adotado. Pois após o processo de impressão, o material será cortado (refilado) no seu tamanho final. Aqui na Super Gráfica, nós trabalhamos com 0,3cm de sangria, ou seja, a arte de um panfleto 15x21, terá sua arte na dimensão 15,3x21,3 (0,15cm de cada lado do tamanho final do impresso). A marca de corte obedece obrigatoriamente ao tamanho final do impresso, e por causa da variação do corte, é aconselhado que os elementos da sua arte estejam sempre à no mínimo 0,3cm das margens do tamanho final do seu impresso.

    8.8. Corte do produto
Ao montar a sua arte, deve-se levar em consideração a marcação das chamadas "linhas guia". São elas que delimitam até onde poderá colocar informações, imagens ou objetos, sem que corra o risco de que sejam cortados. Logo, deve-se tomar cuidado para não colocar informações ultrapassando as linhas guias.

    8.9. Verniz Localizado
Para produtos com verniz localizado o procedimento de montagem da arte permanece o mesmo, porém é necessária a utilização de "máscaras de verniz" para indicar o local em que o verniz será aplicado. Desta forma teremos então 1 arte para a frente a ser impressa, 1 arte para o verso a ser impresso, 1 arte para a indicação de verniz da frente e 1 arte para indicação de verniz do verso. As máscaras de indicação para verniz local, são copias de textos, imagens ou quaisquer objetos onde terão a aplicação de verniz, porém estas cópias obrigatoriamente são uniformes na cor preta.





Atenção: CyberGraph trabalha com verniz local em relevo, um diferencial que proporciona maior qualidade, porém a produção de verniz local com relevo, impõe algumas limitações.
Como por exemplo: Não se deve utilizar verniz local nas marcas de corte, pois o verniz em relevo quando cortado quebra, e desencadeia um processo de descamação. Não utilize verniz em textos ou objetos pequenos ou muito finos, pois é normal que o verniz sofra variações de encaixe. Quanto menor o texto ou objeto mais o resultado final vai ser um aspecto de desencaixe. Não será reproduzido materiais que tiverem fora das especificações.

 O acabamento Verniz Localizado poderá cobrir no máximo 30% de sua arte, ultrapassando os 30% será cobrado 50% do valor do produto. Confira o posicionamento de sua máscara antes de realizar o envio dos arquivos.

    8.10. Como enviar um arquivo com gradiente?
Deve-se ter cuidado com a forma de envio com gradientes, primeiramente com a conversão de cores em RGB para CMYK, pois as cores que irão compor a mesma paleta de cores do RGB para o CMYK. A forma com que se compõem o gradiente na criação do arquivo deve sempre ocorrer no formato CMYK para que seja cuidado a composição das cores. O primeiro tom do gradiente tem que ser acompanhado do tom mais escuro e na segunda cor do gradiente deve conter apenas a cor mais escura. Caso contrário seu gradiente perderá pigmentação e será o aspecto acinzentado, isto vale para a conversão do gradiente feito em RGB para o padrão CMYK. Todo gradiente depois de ajustado deverá ser convertido em Bitmap.

Exemplo: o gradiente está do Preto para o Magenta.
Modo errado de composição de cor para o gradiente, primeira composição da cor C:0 M:0 Y:0 K:100 para a segunda composição exemplo C:0 M:100 Y:0 K:0.
A composição correta é quando existem dois canais abertos na primeira cor (mais clara) e um na segunda cor mais escura exemplo C:0 M:100 Y:0 K:100 para C:0 M:0 Y:0 K:100.


 

Atenção: Nunca esqueça de converter todo tipo de efeito em BITMAP com 300 DPI, e de nunca converter um gradiente feito em RGB para o CMYK, pois a forma que se adquire um gradiente do CMYK para o RGB é completamente diferente. 


 

    8.11. Evite Impressão Sobreposta
Para evitar transtornos com seus produtos depois de impressos, a CyberGraph aconselha seus clientes a nunca utilizarem a opção "Impressão sobreposta do preenchimento", pois os mesmos poderão não aparecer no impresso final. Entretanto, é muito simples identificar se existe algum elemento sobreposto. Confira no canal de cores do objeto selecionado se a opção "Impressão sobreposta do preenchimento" está selecionada, caso esteja desabilite-a, caso não esteja, apenas clique em "ok".




Demonstração de como ficaria o resultado final produto, caso fosse impresso com impressão sobreposta selecionada.


 

Evite também colocar Bitmaps em camadas superiores a objetos em curvas, embora tendo bordas transparentes pode corromper as camadas inferiores, causando distorções na imagem no momento da conversão automática do arquivo para produção.

    8.12. Resolução das imagens
Para que uma imagem tenha boa qualidade para impressão, é importante que ela possua resolução mínima de 300 DPIs e conversão de suas cores para CMYK, deve-se ter sempre em mente que arquivos com imagens em padrão RGB serão recusados na análise do arquivo.





A arte com uma boa resolução fica muito mais definida e os textos legíveis, além de contornos mais sólidos. Porém é importante saber que o resultado do impresso final de um arquivo que contém imagens não pode ser comparado com a impressão de um arquivo que todos os objetos estejam em vetores, pois vetores tem mais definição que imagens.

    8.13. Enviar efeitos, lentes, powerclips e sombras
Todos os efeitos seja ele lente, powerclips, sombra, extrusão ou mistura deverá ter tonalidades em CMYK e posteriormente serem convertidos em Bitmap. Lembrando sempre que o arquivo enviado é entendido e assinado com termos online de responsabilidade pela arte, caso o arquivo seja produzido, não será realizada reimpressão do material. Como mostra em nosso manual. 





    8.14. Importância do preenchimento da arte
Se deve ter muita atenção ao preenchimento do espaço total da arte com espaço determinado para sangra. Caso o fundo da arte não esteja preenchido completamente será aberto o reenvio da arte para que o cliente nos envie corretamente com toda a arte no espaço do gabarito. Se o fundo ficasse incompleto da chance de aparecerem bordas brancas após corte do material. Por tanto, é necessário que o preenchimento do fundo de sua arte complete o fundo do gabarito passando as linhas guias.

    8.15. Cuidados com o Canal Preto (K)
O preto pode ser produzido misturando os três pigmentos primários (CMY), mas por várias razões, é preciso adicionar tinta preta ao sistema: 
O preto que se cria misturando os três pigmentos primários não é puro, devido às impurezas encontradas neles;
Empregar o 100% das tintas ciano, magenta e amarelo produz uma camada que, dependendo do tipo de papel, pode não secar ou ainda romper a folha se muito fina; 
Os textos imprimem-se geralmente no preto, pois incluem detalhes muito finos que seriam complicados de conseguir mediante a superposição de três tintas.

    8.16.Atenção com as Variações de Cor
Por trabalharmos com linha de produção, temos um volume muito grande para produzir, fazendo com que fechemos uma matriz utilizando artes de diversas cores. A partir disto, durante a impressão dos produtos podem haver variações na cor de até 10% (para mais ou para menos) da cor do arquivo original. Lembrando que para a montagem de seu material siga o mesmo nuance de cores na frente e no verso, ou seja, frente clara o verso tem que ser claro, frente escuro o verso tem que ser escuro, evitando assim possíveis manchas (decalques) nos impressos finais.

Abaixo mostraremos alguns cuidados que se deve ter na hora de fechar seu arquivo junto da importância de enviar as cores no formato correto CMYK e não RGB.
    Cor Azul Marinho - Por padrão do Corel Draw, a cor AZUL MARINHO tem a seguinte composição: C:100 M:100 Y:0 K:0. Para evitar que seu arquivo tenha manchas ou uma tonalidade próxima do roxo, aconselhamos a usar a seguinte composição: C:100 M:80 Y:0 K:20. Assim, o resultado final ficará mais próximo do desejado. 






Ou seja, padrão CMYK e RGB devem ser sempre verificados antes do envio do arquivo por conter uma variação muito grande de cores.
    Laranja - Para esta cor, o padrão do Corel Draw é C:0 M:60 Y:100 K:0, esta formula poderá ficar com tom avermelhado dentro da variação de 10%, para evitar esta variação, utilize C:0 M:50 Y:100 K:0. Assim, o resultado final ficará mais próximo do desejado. 



 

Para vetores em preto, indicamos a fórmula C:40 M:0 Y:0 K:100 obtendo um preto mais vivo evitando que fique desbotado ou lavado. Quando esta formula for utilizada em fundos, os vetores que estiverem em branco deverão estar protegidos com um contorno de 0,3mm em preto na fórmula, C:3 M:3 Y:3 K:100 atrás do preenchimento e em escala com a imagem. 
Em textos deverão seguir as mesmas instruções acima citadas e os mesmos deverão ter o tamanho mínimo de 8 pontos. Não utilize preto com os 4 canais de cores carregados, (C:100 M:100 Y:100 K:100 ou outras composições que tenham grandes porcentagens nos 4 canais), pois poderá ocorrer variação no registro e manchas na impressão. A Super Gráfica não reproduzirá materiais com defeitos devido ao cliente não ter seguido as orientações descritas acima.

    8.17. Bordas na arte
Não aconselhamos que utilize bordas, pois podem ficar desiguais após o processo de corte e não faremos reprodução caso ocorra algum erro, visto que o mesmo é iminente.

    8.18. Conversão de fontes em Curvas
O envio de arquivos com fontes pode comprometer o processo de fechamento dos arquivos, além de prejudicar o layout alterando as fontes ao serem substituídas automaticamente. Os textos do arquivo devem ser convertidos em curvas antes da exportação.
 Veja como realizar este processo:
CorelDraw: Para converter todos os textos do arquivo clique no menu Editar> Selecionar Tudo> Texto e em seguida aplique o comando "Ctrl+Q" (converter em curvas). Se preferir, poderá selecionar texto a texto de seu documento para este processo.Photoshop: Selecione a "layer" de texto e com o botão direito do mouse clique em "Convert to Shape".Illustrator e InDesignSelecione o texto com o botão direito do mouse e clique em "Create Outlines" ou pressione o comando "Ctrl+Shift+O" ou ainda acessando o menu Type>Create Outlines.

    8.19. PDF/X1-a
Ele cria arquivos seguros e confiáveis, independente da origem do aplicativo permitindo seu uso por todo o sistema de fluxo do trabalho gráfico. PDF/X1-a são arquivos do tipo, Adobe PDF que possuem características específicas para o uso gráfico profissional por atender aos requisitos técnicos de resolução e cor.
A criação da arte poderá ser realizada em qualquer programa de edição ou criação de imagem, como Photoshop, CorelDraw, Illustrator ou InDesign.

    8.20. Evitando decalque
Evite arte com um lado claro e o outro muito escuro, pois colabora com o aparecimento de decalque, portanto evite esta combinação. O decalque acontece quando existe uma quantidade muito grande de tinta em determinada área do impresso. Essa tinta demora para secar e acaba resultando em manchas. Evite composições que possuem percentuais muito altos dos canais de cores, já que resultam em cargas igualmente altas de tinta. Exemplo de como não fazer: C:100, M:100, Y:100 e K:100.

9. Sobre formas de envio     9.1. Foma de envio pelos Correio com as modalidades PAC e Sedex para todo o Brasil, o valor é calculado após o cliente colocar suas compras no carrinho, o valor disponível é calculado diretamente pelo site dos correios. 

    9.2. Foma de envio por balcões de retirada TEX encomendas, o valor é fixo para todas as localidades onde essa modalidade entrega no valor de R$10,00 onde atende mais de 200 cidades em todo o Brasil.

    9.3. Foma de envio por balcões de retirada Super Gráfica, são balcões gratuitos disponíveis para regiões Porto Alegre e Novo Hamburgo / RS.  

    9.4 Forma de envio por Frete Especial por R$15,00 disponível para compras acima de R$ 99,00 disponível para os estados de RS, SC e PR. As cidades estão disponíveis em nossa página de formas de frete. Pedidos abaixo do mesmo serão cancelados pelo sistema.